Explor@dor, tudo bem?
Hoje nós vamos falar da Apple. Sim, a famosa marca da maçã!
Que eles dão lição em várias outras marcas em questão de tecnologia a gente já sabe, mas que tal olharmos de uma maneira mais crítica e analisarmos o porquê deles serem sempre lembrados? Bom, isso na verdade depende bastante. Seria por terem grandes produtos em mãos? Ou porque convertem seus consumidores para serem fãs da marca? Ou seria a propaganda? Acredito que um mix de tudo isso é o que faz a marca da maçã ser tão amada nesse mundo…
Bom, mas o que não dá para negar são as incríveis campanhas que vendem sonhos e experiências que eles elaboram mostrando produtos que nós não imaginamos que precisaríamos um dia. São ideias inovadoras que sempre vão superando a outra e enaltecendo cada vez mais sua gama de produtos. Pura inovação, sabe?
Fizemos uma votação por aqui e selecionamos as mais icônicas propagandas e as que mais amamos para mostrar que há todo um valor agregado na experiência que a Apple passa pra gente quando consumimos um produto deles.
Confira aí:
[if !supportLists]1) 1984 (Macintosh)
Ano: 1984.
O famoso comercial transmitido durante o Super Bowl XVIII fazia referência ao livro 1984, de George Orwell, que conta a história de uma sociedade que vive sob o controle de um Estado totalitário e vigilante.
“Em alusão ao livro, o comercial mostra uma jovem destruindo com uma marreta uma grande tela na qual o Grande Irmão (personagem de 1984) discursa para uma plateia inerte. Após a destruição, a plateia fica boquiaberta. Na sequência, o letreiro e o narrador dizem “Em 24 de janeiro, Apple Computer apresentará Macintosh. E você verá porque 1984 não será como 1984“.” - Mariana Congo da redação do Estadão.
2) Big and Small ideas
Ano: aproximadamente 2007
Esse comercial traz Yao Ming e Verne Troyer mostrando os Powerbooks de 12 e 17 polegadas.
3) “Cheeese” - Fotos panorâmicas no iPhone 5
Ano: aproximadamente 2012
A Apple exemplifica nessa propaganda a nova função da câmera do iPhone 5, as fotos panorâmicas, mostrando em uma situação real do nosso cotidiano em como seria bom tirar fotos “lonnngas”.
4) Velocidade
Ano: 2017
Esse vídeo pertence a um grupo de propagandas de 16 segundos que mostra quais são os pontos do iPhone que mais se destacam em meio a concorrência. Então, em cada um deles, você encontra um benefício diferente como a velocidade (vídeo selecionado acima), armazenamento de fotos, privacidade e música.
5) iPhone 7 - “The Archives”
Ano: 2017
Na história abordada nesse comercial, podemos ver como os “memories” do iPhone 7 são feitos, através de muito carinho, dedicação e conteúdos personalizados por um especialista em memórias. Fofíneo, né?
6) iPhone 7 Plus - Barbers
Ano: 2017
Esse foi muito bem manjado. Na história, vemos uma barbearia com pouco movimento, até que um dos barbeiros tem a brilhante ideia de fazer um retrato de um cliente após um corte de cabelo com o iPhone 7 Plus e expor a foto na vitrine da loja. Pouco tempo depois, a loja lota e vão surgindo outros cortes e novos retratos de outras pessoas, que enfatiza a função “portrait mode” (modo retrato) que vem no novo celular. É quase como um tapinha nas costas acompanhado da frase “viu como é fácil vender mais?”
7) iPhone 7 Plus - “Take Mine”
Ano: 2017
Esse bate mais uma vez na tecla do “portrait mode”, só que dessa vez uma menina que possui o iPhone 7 Plus sai por aí tirando fotos de todos que a pedem.
8) iPhone 7 - “Midnight”
Ano: 2017
Essa propaganda mostra a experiência em si. Imagine que em uma noite qualquer você não consegue dormir e fica afim de sair por aí para dar uma volta. Pense em quantas coisas você poderia encontrar no meio do caminho… Não dá para deixar seu celular em casa e não registrar esses momentos com seu iPhone que independente da iluminação, lhe proporcionará ótimas fotos.
O mais bacana disso tudo que acabamos de discutir, é que podemos perceber que eles se preocupam em mostrar em (quase) todas as suas propagandas, representatividade, “gente como a gente”, realizando tarefas e vivendo seu dia a dia normalmente. Talvez seja esse o grande diferencial do Marketing deles para o das outras empresas telefônicas...
Mas e aí, o que achou dos comerciais que selecionamos? Faltou algum que você é apaixonado? Conta aí nos comentários!
Espero que você tenha curtido. Até semana que vem!
Luisa Ferrari 🖖🏼
Fontes:
Comments